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0-9

4 As

Modelo que compreende as funções básicas de uma Administração de Marketing. Se divide em 4 fases: Análise, Adaptação, Ativação e Avaliação.

4 Cs

Composto do marketing, visto sob a ótica do cliente. Compreende a definição do valor para o Cliente, do menor Custo, da Conveniência e da Comunicação.

4 Ps

Composto do marketing, visto sob a ótica do vendedor. Reúne as definições do Produto, do seu Preço, Promoção e da Praça.

A

Abordagem

Approach. Etapa do processo de venda na qual o vendedor se encontra com o comprador para uma primeira conversa. Consiste também na forma de tratar a criação de um anúncio ou determinada campanha.

Account

Contato. Elemento chave da agência que representa junto ao cliente. Profissional com conhecimentos completos de propaganda e marketing.

Administração de Marketing

Processo de análise das oportunidades de marketing, pesquisa e seleção de mercado, desenvolvimento da estratégia de marketing, organização, implementação e controle do esforço de marketing.

AIDA

Fórmula de Vendas. Visa obter a atenção do cliente, conquistar seu interesse, despertar seu desejo e induzi-lo à ação.

Agência de Propaganda ou Publicidade

Prestadora de serviços que tem o objetivo de analisar e propor alternativas mercadológicas ao cliente. Utiliza as peças de comunicação como anúncios, comercias de TV, folhetos, jingles, spots, cartazes. Tem a função de para difundir uma empresa ou produto no mercado.

Alcance

Porcentagem de pessoas no mercado-alvo exposta a uma campanha de propaganda, ou a determinados veículos ou mídias durante um período de tempo.

Alinhamento

Unificação e coerência de processos, ações, informações e decisões com as metas da organização. É realizado por meio do entendimento de seus indicadores, propósitos, monitoramento e análise.

Análise de Custo-Benefício

Comparação de custos e benefícios de planos, projetos e atividades. Pode ser usada para comparar os resultados financeiros de atividades diversas e determinar se uma ação em particular é válida, do ponto de vista econômico e financeiro.

Anúncio Cooperado

Mensagem utilizada por um fabricante e seus fornecedores com o objetivo de divulgar em conjunto seus produtos ou serviços, dividindo os custos. Pode ser institucional ou promocional.

Apropriação de Verba

Verba reservada pelo cliente para uma operação, que deve custear as etapas de um plano de mídia, incluindo formatação das peças, tempo de veiculação, comissão e impostos.

Área Comercial

Região de um centro de distribuição de produtos. Responde aos apelos de diversificação e precificação dos produtos oferecidos em atacado e varejo.

Área Geográfica

Área de cobertura de um determinado veículo. Área coberta por um plano de mídia. No caso do Brasil, está dividido em cinco regiões geográficas, com diferentes níveis de potencial de mercado.

Atacado

Conjunto de atividades envolvidas na venda de bens ou serviços para aqueles que compram para revenda ou uso industrial.

Atendimento

Setor de uma agência de propaganda encarregada da conta do cliente. Prestação de serviço que uma agência de propaganda faz ao cliente integrando-se às as suas necessidades de comunicação. Acompanha as etapas de levantamento, pesquisa, criação, produção e execução de serviços de comunicação mercadológica.

Audiência

Número de ouvintes ou telespectadores de rádio ou TV. Para jornais e revistas, número de leitores.

Award

Bônus, prêmios ou bens oferecidos gratuitamente ou por custos reduzidos como incentivo para a compra de um produto. Descontos ou vantagens oferecidas pelos veículos em função do trabalho executado por uma agência de propaganda.

B

Bem de Capital

Produto duradouro, como máquinas e equipamentos que são utilizados para fabricação de outros produtos. Pode ser usado por muitos anos.

Benchmark

Líder reconhecido mundialmente, no País, na região ou no setor, utilizado para comparação de desempenho. O termo também pode designar uma prática ou resultado de excelência.

BG (Background)

Som ou imagem de fundo. Histórico de uma empresa ou pessoal.

Boom

Período em que a procura de determinado bem econômico é elevada.

Brainstorm

Técnica que tem por objetivo encontrar soluções criativas para determinados assuntos. Em publicidade, costuma ser uma reunião para ter ideias para uma campanha.

Branding

Inclui os processos de desenvolvimento, criação, lançamento, fortalecimento, reciclagem e expansão da marca. Estas ações têm por objetivo criar e divulgar valores tangíveis e intangíveis, construir uma identidade sólida, gerar credibilidade e dar à marca uma boa imagem.

Break-Even-Point

Ponto de equilíbrio. Definição de um preço que possa cobrir os custos de fabricação e marketing de um produto ou para atingir o lucro desejado. Ponto de nivelamento no volume de vendas em que a receita é igual ao custo total.

Briefing

Resumo de uma discussão, pontos a discutir numa reunião. Conjunto de dados comerciais ou de marketing que servem de base para elaboração de campanhas e confecção de peças. Informações transmitidas pelo cliente para a confecção de um trabalho.

Broadcast

Estratégia de programação de televisão. Radiodifusão em canais abertos. Rede de rádio ou TV.

Budget

Orçamento. Termo utilizado para definir a verba disponível para um projeto. Cálculo da receita ou da despesa. Estimativa das entradas e despesas correspondentes a um período de tempo. Cálculo de custo futuro.

Business to Business ou B2B

Empresas que prestam serviços ou vendem produtos para outras.

C

Campanha

Conjunto das peças publicitárias criadas segundo um planejamento e que serão veiculadas para um público-alvo definido. Operações mercadológicas com um objetivo determinado.

Canal de Distribuição

Todas as etapas do caminho percorrido para a distribuição de bens desde o produto até o consumidor. Grupo de organizações envolvidas no processo de tornar um produto ou serviço disponível para uso ou consumo pela indústria ou pelo consumidor.

Case

Relato de uma experiência de sucesso ou exemplo de uma estratégia que não deu certo.

Catálogo

Material realizado para ilustrar os produtos e serviços que a empresa disponibiliza aos clientes.

Cash Flow

Fluxo de caixa. Previsão das necessidades financeiras.

Checking

Trabalho que tem o objetivo de conferir a efetividade da veiculação das mensagens, incluindo a qualidade de impressão ou transmissão, horário ou posição. Processo de controle de qualidade.

Chef Executive Office (CEO)

Principal executivo de uma organização.

Ciclo de Vida do Produto

Termo utilizado para definir os períodos de vida de um produto, que começa com seu lançamento, aceitação, maturidade, declínio e reciclagem.

Cliente

Destinatário, beneficiário ou usuário de um produto ou serviço oferecido por um fornecedor. Aquele que compra bens ou serviços. Forma pela qual os publicitários chamam os anunciantes e empresários vinculados a uma agência de propaganda.

Cobertura

Total de pessoas atingidas por veículos de uma programação. Cobertura geográfica ou alcance é a distância máxima a que pode chegar a emissão ou distribuição de um meio ou veículo de comunicação.

Commodity (Commodities)

Nas relações comerciais, significa um tipo específico de mercadoria em estado bruto ou produto primário, como petróleo, carne, café, algodão, cobre etc.

Comunicação de Massa

Exposição simultânea de uma audiência ampla a mensagens transmitidas pelo sistema industrial de meios. Caracteriza-se pela recepção ou audiência de massa. Indústria cultural.

Consumidor

Aquele que compra bens ou serviços para uso próprio ou de terceiros.

Custo

Representa o conjunto de valores que uma organização retira da sociedade (materiais,energia, informação) e os quais agrega valor para essa mesma sociedade.

D

Data Base Marketing

Marketing desenvolvido a partir do Banco de Dados de clientes. Otimiza a captação e utilização das informações através de cruzamentos dos dados.

Déficit

Excesso de despesas em relação às receitas. Em contabilidade, é um excesso de passivo em relação ao ativo, isto é, as despesas e pagamentos são maiores que o faturamento e o total de crédito.

Demanda

Número de compras possíveis para um determinado produto ou serviço, num determinado mercado e em um determinado período de tempo.

Desconto

Redução de preço concedida na aquisição de um produto ou serviço.

Desempenho

Conjunto de resultados obtidos pela execução de processos. Permite a avaliação comparativa com as metas estabelecidas pela análise dos métodos, padrões e requisitos adotados para o alcance desses resultados.

Design de Produto

Projeto do estilo e função do produto. Permite a criação de um produto atrativo, fácil, seguro e de baixo custo para uso e manutenção, simples e econômico para produção e distribuição.

Diferencial Competitivo

Diferença positiva de um produto ou serviço, percebida pelo cliente, e que seu concorrente não tenha.

Display

Dispositivo usado para representação visual da informação através de palavras, números e gráficos. A imagem da informação. Mostruário. Peça promocional usada em pontos de venda, suspensa por fios presos ao teto.

E

E.V.A

Economic Value Added ou Valor Econômico Agregado.

Elasticidade da Demanda

Capacidade do mercado em absorver quantidades cada vez maiores de bens de consumo.

Elasticidade da Procura

Relação entre a variação da procura de um produto e as variáveis com as quais possa estar relacionada, como o rendimento dos consumidores ou dos preços.

Embalagem

Invólucro ou recipiente usado para acondicionar, embalar e proteger os produtos.

Emissor

Pessoa ou organização que dá origem à mensagem em termos de comunicação. Na área de comunicação, é o agente que inicia mensagens de forma que o receptor entenda seu significado através de códigos em comum.

Empreendedor

Profissional com capacidade natural de gerir e impulsionar negócio próprio ou de terceiro a partir de ações arrojadas e positivas. Fundador de uma empresa ou que amplia os negócios de uma já existente e de sua propriedade.

Endomarketing

Utilização de ações de marketing voltadas para o público interno das empresas.

Erro de Amostragem

Provável diferença entre o valor da amostra e o interesse da população.

Estatística

Conjunto de métodos utilizados para obter dados, organizar, resumir, apresentar, analisar, interpretar informações e tirar conclusões.

Estratégia de Marketing

Lógica pela qual a unidade de negócios espera atingir seus objetivos de marketing. Conjunto de objetivos, políticas e regras que orienta o esforço de marketing da empresa.

Estrutura Organizacional

Estrutura que divide o trabalho da empresa em áreas especializadas, designa pessoas e departamentos para a realização de tarefas e estabelece processos de hierarquia e comunicação.

F

Fidelização

Conjunto de programas e esforços com o objetivo de conquistar ou incentivar a fidelidade dos consumidores a uma determinada marca ou empresa.

Follow-up

Acompanhamento das ações de marketing das empresas, campanhas de comunicação e promoções.

Fornecedor

Indivíduo ou organização que fornece insumos para o cliente. Pode ser produtor, distribuidor, importador, montador, ou a organização prestadora de serviço. Pode ser interno ou externo à organização.

Franchising

Estilo de comercialização de produtos ou serviços no qual o franqueado obtém o direito de uso de uma marca e obedece a um padrão de qualidade estabelecido pelo franqueador.

G

Gestão da Qualidade Total

Modo de gestão de uma organização, focado na qualidade. É baseado na participação de todos os seus membros, visando a satisfação do cliente e os benefícios para a organização e para a sociedade. O conceito de qualidade se refere à realização de todos os objetivos gerenciais visando a excelência.

Good Will

Posse de um bem intangível que permite a um negócio continuar gerando lucros acima do normal.

H

Heavy User

Consumidor de alta frequência ou volume de determinado produto.

Holding

Sociedade detentora de capital formado pela maioria das ações de outras empresas sobre as quais exerce controle.

House Agency

Agência da casa, criada para atender à própria empresa a que pertence.

I

Imagem Corporativa

Conjunto de percepções em relação a uma empresa, junto a seus consumidores e ao mercado. Imagem de marca.

Índice de Preços

Relação entre o preço de um bem num determinado momento e o preço fixado como padrão, revelando numericamente suas altas e baixas.

Influenciador

Pessoa que influencia na decisão de compra de um serviço ou produto. Portador de ponto de vista ou opiniões com grande peso na tomada de decisão de compra final.

J

Jingle

Propaganda gravada com texto e música. Comercial musicado para veiculação em rádio.

Job

Tarefa com começo, meio e fim, realizada por alguém sem vínculo empregatício, podendo ser constante ou eventual.

Joint Venture

Associação de empresas para a execução de projetos, utilizando a sinergia de recursos de cada uma. Sociedade com empresas estrangeiras para produzir ou vender produtos ou serviços. Negócio em que empresas estrangeiras e nacionais dividem os custos de instalações ou de pesquisas em países estrangeiros.

K

Key Acoount

Conta chave, importante para uma empresa.

Know-how

Conhecimento específico, informação; ciência.

L

Layout

Esboço gráfico que mostra a posição das ilustrações, títulos e texto de uma peça promocional. Projeto que permite uma visão exata do que vai ser o anúncio.

Leasing

Operação financeira entre uma empresa proprietária de bens e uma pessoa jurídica, que usufrui desses bens através do pagamento de prestações.

Liderança

Um dos critérios do modelo de gestão pela excelência. Considera o grau de envolvimento da alta administração nos projetos de importância estratégica da organização.

Lobby

União de líderes de uma comunidade ou de uma organização que tem objetivos comuns e utiliza sua força para exercer influência sobre outro grupo, tentando induzi-lo a mudar de opinião. Segmentos da sociedade que agem politicamente em favor de seus interesses.

Loja de Departamento

Organização varejista que oferece diversas linhas de produtos. Cada linha é operada como um departamento independente, gerenciado por especialistas ou profissionais de marketing.

M

Mailing List

Relação de nomes, endereços e dados adicionais de consumidores para realizar ações de marketing.

Marketing

Ciência que tem o objetivo de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com margem de lucro. Processo de planejamento, execução, comunicação e distribuição de ideias, bens e serviços que permite a satisfação de indivíduos e organizações.

Markup

Determinação de um preço de venda no varejo com base num aumento percentual sobre o custo de atacado.

Matriz do BCG

Boston Consulting Group Matrix. Forma de representar graficamente o posicionamento de produtos no mercado levando em conta variáveis como o crescimento do setor e a participação relativa de mercado.

Mercado

Grupo de consumidores com poder aquisitivo, considerados de acordo com sua classe social, sexo, idade, hábitos, cidades ou regiões.

Merchandising

Ferramenta de comunicação de marketing utilizada no ponto de venda em espaços editoriais para reforçar mensagens publicitárias. Ação promocional ligada a presença do produto.

Mídia

Conjunto de canais de comunicação que incluem a mídia impressa (jornais, revistas, mala direta), rádio, televisão, outdoors e cartazes. Setor de uma agência de propaganda que planeja e coordena a veiculação de filmes e anúncios. Em agências de publicidade, setor que distribui os anúncios e comerciais pelos veículos com base em um plano previamente elaborado.

N

Negociação

Acordo entre agências, clientes e veículos, em que são decididos preços de compra e venda de tempo e espaço publicitários.

O

Oportunidade

Variável externa que pode levar a empresa a aumentar a satisfação de seus clientes, as vendas e os lucros.

Otimização

Seleção de veículos que visa maximizar a cobertura, otimizar distribuição de frequência e rentabilizar custos a partir de pesquisas de audiência.

Outdoor

Cartaz de rua, impresso e colocado em painéis.

P

Pesquisa de Mercado

Prática que liga o consumidor, o cliente e o público ao profissional de marketing através de informações utilizadas para identificar e definir oportunidades, avaliar ações, monitorar o desempenho e melhorar a compreensão do processo de marketing. Análise de dados sobre atitudes, bens, comportamentos, hábitos, necessidades e opiniões de indivíduos, grupos ou instituições.

Planejamento Estratégico

Processo Gerencial de desenvolvimento dos objetivos, experiências e recursos da organização frente às oportunidades do mercado. Direcionamento estratégico que permite às organizações reagirem aos imprevistos, explorarem as oportunidades e desenvolverem técnicas de administração.

Plano de Marketing

Documento que contém os objetivos, pressupostos, programas de ação, orçamento, cronograma e resumo das ações estratégicas ou operacionais das empresas no mercado.

Plano de Mídia

Documento com análise dos dados, orçamento e estratégias de mídia que devem ser traçadas para determinada situação de marketing.

Portfolio

Grupo de clientes gerenciado por uma empresa. Conjunto de produtos e serviços oferecidos por uma empresa a um mercado. Coleção de cópias de inserções publicitárias de comerciais de televisão. Pasta que contém a coleção de trabalhos da agência ou de um profissional.

Posicionamento

Percepção do cliente sobre uma determinada marca, empresa, produto ou serviço em relação aos concorrentes.

Promoter

Profissional que tem a função de promover o produto e/ou o serviço.

Propaganda

Divulgação de produto ou empresa com patrocínio. Atua diretamente no consumidor para induzi-lo à compra do produto.

Publicidade

Divulgação de produto ou empresa em que não esteja caracterizada a existência de patrocínio, com o formato de notícia, por exemplo.

Público Alvo

Grupo de consumidores ou aos quais são dirigidas ações de comunicação ou marketing. Tipo de consumidor com características específicas que se deseja atingir com uma campanha.

Q

Qualidade Total

Abrange as cinco dimensões da qualidade que afetam a satisfação das pessoas: 1 - qualidade do produto ou serviço; 2 - custo / preço; 3 - entrega e atendimento no prazo, local e quantidade corretos; 4 - nível de satisfação de um grupo de pessoas; 5 - segurança do usuário e das pessoas da organização.

R

Recall

Avaliação da intensidade e de como um anúncio ou comercial foi memorizado pelas pessoas que o leram, ouviram ou assistiram.

S

Sale

Ato ou efeito de vender. Esforço adicional de vendas e promoção realizado com o objetivo de atrair consumidores.

Segmentação de Mercado

Esforço de dividir mercados em grupos de consumidores que podem desejar produtos ou compostos de marketing diferenciados. Classificação de clientes em grupos com necessidades e características diferentes.

Share-of-Market

Percentual do mercado total ou de um segmento que uma empresa ou marca seja detentora.

Share-of-Mind

Percepção de uma marca ou empresa pelo consumidor.

Swot

Análise realizada durante a fase de planejamento do plano de marketing visando encontrar as forças e fraquezas da empresa e as oportunidades e ameaças do mercado. Uma das partes do Plano de Marketing.

T

Tangíveis

Bens que podem ser percebidos por meio da visão, tato, paladar ou olfato.

V

Validação

Confirmação de que os requisitos específicos para um uso pretendido são atendidos. A validação é feita no produto final sob condições de operação previamente definidas.

Varejo

Venda de bens ou serviços para os clientes finais com o objetivo de uso pessoal e não industrial.

W

Wallet Share

Capacidade de compra do cliente, dinheiro que ele tem na carteira.

Y

Yield

Taxa de retorno anual de um determinado investimento, expressa em %.