A  B  C  D  E  F  G  H  I  K  L  M  N  O  P  R  S  T  V

A

All news

Emissora de rádio ou televisão que transmite notícias durante 24 horas.

Âncora

Apresentador de rádio e televisão que comanda programas e comenta as notícias.

Apuração

Checagem de informações com fontes diversas.

Articulista

Profissional que escreve artigos para jornais, revistas ou sites.

Artigo

Texto opinativo assinado. De responsabilidade exclusiva do autor, pode expressar opiniões diferentes da visão editorial da publicação.

Assessoria de Comunicação Social

Serviço especializado que gerencia os trabalhos de comunicação nas organizações e reúne as áreas de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas.

Assessoria de Imprensa

Um dos serviços da Assessoria de Comunicação Social, responsável pela divulgação de matérias e sugestão de pautas para a mídia.

Aspas

Declaração de uma fonte inserida em uma matéria.

Audiotape

Utilizado em telejornalismo, significa a gravação de um texto do repórter via telefone.

B

Baixar

Mandar uma página para as oficinas de impressão o jornal. É quando termina o trabalho editorial e começa a parte industrial do processo.

Barriga

Matéria com informações falsas ou equivocadas.

Bloco

Normalmente um telejornal é dividido em partes que são chamadas de blocos.

Box

Recurso editorial que tem uma forma gráfica própria. Um texto que aparece na página entre fios, associado a outro texto, mais longo. Pode ser uma biografia, um diálogo, uma nota da redação, um comentário, uma lista ou um aspecto curioso da notícia.

Break

É o intervalo comercial inserido entre os blocos de um programa ou telejornal.

Briefing

Em jornalismo, pode ser usado em dois sentidos: instruções sobre a execução de uma pauta ou resumo de informações sobre qualquer evento que uma fonte dá aos jornalistas.

C

Cabeça

No rádio ou televisão, abertura de uma notícia ou reportagem. No jornal impresso, grifo no alto da página usada para definir a editoria responsável pelo trabalho.

Cabeçalho

Informações gerais e obrigatórias sobre a publicação. Inclui número da página, título e data da publicação.

Caderno

Conjunto impresso sobre um determinado assunto encartado num jornal.

Calhau

Anúncio do próprio jornal usado para cobrir um espaço não utilizado na página. Normalmente é utilizado para substituir anúncios que caíram.

Chamada

No rádio ou televisão, flash gravado sobre uma reportagem ou sobre os principais destaques de um jornal ou programa. Em jornal impresso, pequeno texto usado na primeira página para chamar a atenção do leitor para determinada matéria.

Chapa

Material metálico usado como matriz para imprimir o jornal. É coberto por uma película fotossensível queimada com a ajuda de um fotolito, revelada e instalada nas rotativas. Sobre ela se aplica tinta para a impressão. Usa-se uma chapa para cada uma das cores básica, ciano, magenta, amarelo e preto.

Chapéu

Palavra, nome ou expressão, usada acima do título e em corpo pequeno, para caracterizar o assunto ou personagem da notícia.

Chefe de reportagem

Profissional que coordena os repórteres, determinando as pautas que devem fazer.

Clichê

O mesmo que edição. Antes da difusão do rádio e da televisão, os jornais tiravam várias edições atualizando o material publicado. Hoje, costuma-se fazer um segundo ou terceiro clichê para atualizar matérias importantes depois do horário de fechamento do jornal.

Clipping

Coleta e arquivo do material divulgado na imprensa sobre uma organização ou determinado assunto a ser divulgado por uma assessoria de imprensa.

Cobertura

Atividade do repórter ou equipe de reportagem no local de um acontecimento.

Coluna

Seção de jornal, revista ou site, assinada ou não, tratando de temas ligados à editoria ou seção.

Colunista

O responsável pela coluna.

Contraplano

Recurso usado no telejornalismo durante a edição da matéria. Quando o entrevistado aparece olhando para o repórter, ou o repórter faz uma pergunta para o entrevistado.

Copydesk ou copidesque

Trabalho editorial que um redator ou revisor de textos faz ao formatar mudanças e aperfeiçoamentos num texto. Revisão, correção e aperfeiçoamento do texto tanto no conteúdo quanto na forma.

Copyright

São os direitos reservados ao autor de uma obra (impressa, fotográfica ou eletrônica) ou a quem comprou os direitos do autor.

Crédito

Assinatura usada em fotografia ou nas imagens de uma reportagem de TV ou para marcar material produzido por um profissional, agência ou outra publicação. Também aparece no final do telejornal com os nomes e funções dos profissionais da equipe.

Crônica

Texto em linguagem literária e estilo livre, em que não há compromisso com temas da atualidade, como os artigos de opinião.

Cruzar informação

Confrontar informação de determinada fonte com uma fonte independente. Possuir mais de uma origem para uma informação. Qualquer informação de cuja veracidade não se tenha certeza deve ser cruzada.

D

Deadline

Último prazo para fechamento de uma edição ou conclusão de uma reportagem. Termo usado para definir o prazo final de qualquer procedimento.

Decupagem

Marcação da minutagem das melhores cenas e sonoras feitas pela equipe de reportagem na rua.

Declaração

Texto ou opinião formal expressa verbalmente pelo entrevistado.

Dedo-duro

Referência inserida em uma matéria para remeter o leitor a um assunto em outra página ou seção. Nos sites usa-se a expressão "leia mais".

Deixa

Indicação para o editor sobre o melhor ponto de corte. Utilizado em rádio e TV.

Derrubar

Quando é definido que uma reportagem não será publicada ou veiculada. Geralmente ocorre quando o repórter percebe que não vai conseguir apurar as informações, quando uma entrevista é cancelada, quando o editor desiste de abordar o assunto ou ainda quando entra um anúncio.

Diagramação

Organização dos textos, desenhos, gráficos e fotos numa página, de acordo com os padrões visuais da publicação.

E

Editar

Preparar matéria para ser impressa ou emitida, nos padrões do veículo. Em televisão, consiste na montagem de uma matéria unindo áudio e vídeo.

Editor

Jornalista responsável por um grupo de jornalistas que compõem uma Editoria.

Editor-chefe

Jornalista que chefia a redação de um jornal, rádio ou televisão.

Editoração eletrônica

Processo pelo qual é feita a configuração e formatação da página. Inclui texto, fotos, imagens e outros recursos.

Editoria

Seção especializada em determinado assunto (esporte, política, cultura, cidade, saúde, etc.)

Editorial

Texto com a opinião da empresa ou publicação. Não vem assinado e geralmente, localiza-se na página de opinião do jornal. Em televisão, pode ser gravado ou lido por um apresentador de telejornal.

Enquete

Pequenas entrevistas para levantar a opinião da comunidade sobre determinado assunto.

Entrevista coletiva

Entrevista que reúne jornalistas de vários veículos de comunicação. Geralmente é convocada por uma assessoria de imprensa.

Entrevista exclusiva

Entrevista concedida a um único jornalista.

Enxugar

Resumir um texto para caber no espaço da página diagramada.

Escalada

São as manchetes de telejornal, no início de cada edição. Tem o objetivo de chamar a atenção do telespectador e informar as principais notícias daquela edição.

Espelho

Previsão do que vai ser publicado em uma página de jornal ou revista ou do que vai ao ar com a inclusão dos anúncios. Em televisão, é uma espécie de cronograma de como o telejornal irá se desenrolar. Prevê a entrada de matérias, notas, blocos, chamadas e encerramento.

Estourar

Ocorre quando um texto é maior que o espaço reservado. No rádio ou televisão, quando a matéria tem mais tempo do que o previsto.

Expediente

Quadro com os dados gerais da publicação. Consta obrigatoriamente a relação de diretores e editores-chefes e endereços.

F

Fade

Utilizado em cinema e televisão. É um escurecimento na tela. Fade in é o aparecimento, e fade out, o desaparecimento gradual da imagem na tela.

Fato

Acontecimento que gera uma notícia.

Feature

Gênero jornalístico que vai além do caráter factual e imediato da notícia. Aprofunda o assunto e busca uma dimensão mais atemporal. Pode ser um perfil, uma história de interesse humano ou uma entrevista.

Fechamento

Etapa do processo de edição em que os trabalhos são encerrados. Depois do fechamento, a edição é enviada para a gráfica.

Flash

Resumo da notícia gravada pelo repórter de rua em rádio ou televisão.

Foca

Jornalista em início de carreira.

Follow- up

Contato telefônico ou pessoal, feito pela assessoria de imprensa, para confirmar recebimento de release ou reforçar sugestão de pauta.

Fonte

Pessoa que passa informações ao veículo, por iniciativa própria ou por solicitação do jornalista.

Fotojornalismo

A fotografia jornalística fixa um acontecimento e as suas impressões. É a prova que o jornal estava presente na notícia.

Foto-legenda

Pequena matéria usada para explicar ou destacar uma foto.

Fotolito

Filme gráfico negativo usado para queimar a chapa.

Furo

Matéria jornalística exclusiva de grande repercussão.

G

Gancho

Pretexto que gera a oportunidade de uma matéria. Um fato que se ligue a um outro,que sirva de ponte, de gancho para a notícia.

H

House-organ

veículo impresso ou eletrônico, editado, publicado e distribuído por uma organização para divulgar assuntos de seu interesse.

I

Ilustração

Desenho ou composição gráfica feita para ilustrar determinadas notícias, crônicas ou charges, na ausência de fotografias.

Intertítulo

Pequenos títulos colocados no meio do texto, usados para tornar o texto mais leve.

Infográfico

Artifício gráfico que envolve imagens e outras informações que complementam a reportagem

Informe publicitário

Anúncio pago com aspecto jornalístico ou reprodução paga de artigo ou reportagem.

Insert

Ato de inserir imagem ou áudio na matéria através de recursos da edição eletrônica.

L

Lauda

Cada um dos lados de uma folha de papel. Em rádio ou TV, a página onde está escrito o texto da reportagem.

Lead ou Lide

Abertura da matéria. Precisa responder às seguintes perguntas: Quem, quando, onde, porque e como o fato aconteceu.

Legenda

Linha de texto colocada sob uma foto. Artifício usado também para destacar o tema da matéria.

Lidão

Texto usado em reportagens para coordenar matérias diversas sobre um mesmo tema.

Linha de tempo

Dados dispostos em ordem cronológica com fotos e ilustrações.

Link

Indica entrada ao vivo do repórter no telejornal, do local onde acontece a notícia.

Logotipo

É o nome do jornal com as letras em corpo, forma e desenho escolhido pela empresa jornalística. Também refere-se à forma particular como o nome da marca é representado graficamente. É um dos elementos gráficos de composição de uma marca.

M

Macarrão

Palavra usada para designar uma folha solta de papel-jornal, em tamanho padrão, inserida entre as páginas de uma edição. Pode ser previamente programado pelo setor industrial do jornal como pode também ser utilizado para aumentar ou diminuir o número de páginas de uma edição.

Manchete

Título principal que indica a notícia mais importante do jornal. Existe a manchete principal do jornal (na primeira página) assim como a manchete de cada caderno, seção ou página.

Matéria

Texto em formato e linguagem jornalística.

Matéria de gaveta

Matéria fria que pode ser utilizada a qualquer momento ou em uma ocasião oportuna.

Memória

Texto preparado para lembrar antecedentes históricos do fato.

Mídia

Termo utilizado para designar os veículos de comunicação.

Mídia eletrônica

Rádio, TV e Internet.

Mídia impressa

Jornal e revista.

N

Nariz-de-cera

Introdução vaga de uma matéria, sem as informações necessárias.

Notícia

Acontecimento relevante para o público de qualquer veículo de comunicação. Registro de informações de interesse jornalístico.

Nota

Texto curto usado em colunas. Pequeno texto referente a um assunto que responde a três questões básicas para compreensão: que, quem, quando.

Nota oficial

Documento impresso com a opinião de uma determinada fonte.

Nota pé

Em rádio ou televisão, nota ao vivo, lida ao final da matéria, com informações complementares.

Nota coberta

Em telejornalismo. Nota lida pelo apresentador e coberta com imagens. Pode ser gravada ou ao vivo.

O

Off

Declaração dada sob compromisso de não revelar a fonte. Em televisão, é o texto feito pelo repórter com base nas imagens oferecidas pela equipe de reportagem.

Olho

Frase destacada no meio do texto ou no conjunto da página.

On

Declaração sem impedimento de revelar a fonte.

P

Pauta

Ordem de serviço transmitida pelos chefes de reportagem. A pauta normalmente indica o assunto da matéria, as pessoas que devem ser entrevistadas, local, horário e o tamanho da reportagem. Deve incluir também o enfoque e o objetivo da matéria. Pode indicar sugestões de perguntas para as fontes.

Passagem

Em telejornalismo, é uma gravação feita pelo repórter no local do acontecimento, com informações a serem usadas no meio da matéria. Dá credibilidade ao que está sendo veiculado. A passagem pode ser usada para descrever algo que não há imagem, destacar uma informação, unir duas situações, destacar um entrevistado ou criar uma passagem participativa.

Pescoção

Trabalho que segue durante a noite e a madrugada para fechamento das edições do fim de semana.

Pingue- pongue

Entrevista em forma de perguntas e respostas.

Plano

Em televisão, é a angulação da câmera. Pode ser plano geral, médio, americano, primeiro plano ou primeiríssimo plano.

Plantar

Publicar informação com outro objetivo que não de informar. Geralmente atende a lobby ou a interesses pessoais.

Pool

Ocorre quando várias emissoras de TV se unem para transmitir um evento importante nacional ou internacional.

Povo Fala

Enquete com populares com o objetivo de repercutir determinado assunto.

Press kit

Kit formado por um conjunto de textos, releases, fotos e gráficos para divulgação de determinadas atividades. Geralmente é distribuído à imprensa, durante uma coletiva ou evento.

Propaganda

Anúncio. Pode entrar em diferentes cadernos do jornal ou em encartes, ilustrada ou fotografada. Em rádio ou televisão, aparece nos intervalos comerciais.

Projeto Gráfico

Padronização usada pela publicação para organizar de forma uniforme matérias, fotografias e adereços gráficos.

R

Redator

Jornalista especializado em rever o texto e em preparar títulos e legendas. Na nova concepção de jornalismo, o profissional não se especializa mais em uma determinada área da produção de texto e edição.

Release

Texto com informações sobre determinado assunto ou cliente preparado por assessoria de Imprensa.

Repercutir

Prosseguir num assunto do próprio jornal ou de outro. Suíte.

Reportagem

Matéria que cobre integralmente determinado assunto.

Retranca

Palavra que identifica o assunto de um texto. Usado internamente, é o nome da reportagem tem. Destaca apenas uma ou duas palavras (Ex: INFLAÇÃO/COMÉRCIO).

S

Sangrar

recurso gráfico que permite que uma foto ou ilustração ultrapasse o espaço externo às margens ou coluna da página do jornal ou revista.

Script

O mesmo que lauda. Em telejornalismo, mostra o texto da matéria ou a programação de um telejornal.

Seção

Editoria ou coluna de opinião ou nota.

Selo

Recurso gráfico que marca uma reportagem uma série de reportagens. Normalmente é composto por uma pequena expressão e um desenho que se repete.

Serviço

Pequeno texto usado no pé da matéria contendo endereço, telefone, ou site de algo citado na matéria.

Sonora

Em rádio ou televisão, é a entrevista gravada para a matéria.

Standard

Tamanho padrão dos jornais. Mede 54 x 33,5 cm. O tamanho tablóide é a metade do standard.

Stand by

Textos que podem ser publicados em qualquer época. Também são conhecidos como textos de "gaveta".

Stand-up

Em televisão, é quando repórter faz uma gravação no local do acontecimento para transmitir informações do fato. É usado quando a notícia é tão importante que, mesmo sem imagem, vale a pena.

Sub

Matéria coordenada com a principal da página; título informal usado pelo subeditor.

Sub-lead

Parágrafo logo após o lead da matéria.

Suíte

Série, sequência. Em jornalismo, refere-se à reportagem que explora os desdobramentos de um fato que foi notícia na edição anterior.

Suplemento

Caderno adicional ao material principal do jornal. Pode ser sobre um assunto específico como cultura, automóveis, literatura, etc.

T

Tablóide

Formato de jornal igual à metade da página do jornal standard. A área de impressão corresponde a 32 X 24,9 cm.

Teaser

Pequena chamada gravada pelo repórter com a manchete da notícia. Entra durante a escalada do telejornal.

Template

Modelo de página, dentro do projeto gráfico, que serve para iniciar o processo de diagramação.

Texto final

É o texto que vai ser publicado, após a revisão aprovação do editor.

Tijolinho

Informação contida em roteiros de cinema, teatro, shows, etc.

Tira ou tirinha

pequena história em quadrinhos, em geral composta por três ou quatro quadros no sentido horizontal.

Tiragem

Total de cópias produzidas por um jornal ou revista em uma edição.

Título

Frase usada no alto da matéria que resume o assunto e chama a atenção do leitor.

Toques

Número limite de letras, espaços em branco e sinais ortográficos capazes de caber numa linha de título, texto, legenda, ou olho.

V

Vazamento

Informação que escapa ao controle da fonte responsável pelo seu sigilo e chega aos meios de comunicação.

Vender a pauta

Sugerir determinado tema ao editor.

Videotape ou VT

Equipamento eletrônico que grava o sinal de áudio e vídeo gerado por uma câmera.

Viúva

Palavra ou sílaba que sobra na última linha de um parágrafo.

Vinheta

Forma gráfica usada para caracterizar uma seção na página de jornal ou revista. Também é usada em rádio e televisão para indicar abertura, intervalos e passagens de programas. Alguns eventos importantes também merecem vinheta.