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A

Adwords

É um serviço de publicidade do Google. Através do Adwords, os sites publicam anúncios pagos que aparecem nas páginas de resultado do Google, na parte superior e na lateral direita, e na rede de Display.

AIDA

Abreviação de um processo de conversão contendo as etapas Atenção, Interesse, Desejo e Ação. A AIDA é um modelo baseado no comportamento humano durante a tomada de decisão e é utilizado no Marketing para direcionar os usuários para a conversão desejada.

Anchor text

É o texto de um link para outra página, de cor azul e sublinhado. Ajuda as ferramentas de busca a entender o destino do link.

API

Application Programming Interface. Conjunto de padrões de programação que permite a um software interagir com outro.

Automação de Marketing

Execução de ações de Marketing Digital de forma automatizada visando a aceleração de resultados.

Autoridade de página

Valorização de uma página em relação a outras para o posicionamento nos resultados da busca referente a um termo (palavra-chave) específico. A quantidade e a qualidade de links que direcionam para ela são os principais elementos levados em conta.

Avatar Marketing

Identidade que permite ao usuário representar a si mesmo num mundo virtual. Essa identidade é formada por uma representação 3D do usuário com base no seu estilo, aparência e características de comportamento.

B

Banner

Formato tradicional em que as propagandas aparecem na Internet. Geralmente, possuem links para os sites dos anunciantes.

Blog

É uma página web atualizada com frequência, composta por posts. No Marketing Digital, os blogs funcionam como um espaço para as empresas postarem conteúdo de interesse de seu público, para atrair visitantes e tornar-se uma referência na área.

Bluecasting: proximity marketing

Com a tecnologia Bluetooth, que permite a interligação sem fios dos dispositivos móveis, é possível aumentar o potencial de publicidade gratuita, enviando para todos as pessoas que passem com equipamentos informação personalizada.

Browser

Navegador. É uma interface de busca na Internet. Em termos de marketing, o browser permite uma série de interações com o usuário, desde saber suas preferências de layout de tela até os sites em que entrou.

Busca orgânica

É o tráfego de acessos que vem do posicionamento orgânico e gratuito em ferramentas de busca como o Google, em que os resultados são listados de acordo com a palavra-chave procurada.

C

CAC

Custo de Aquisição de Cliente. É uma métrica significativa para as empresas saberem o quanto estão gastando para conquistar novos clientes. Serve para definir o orçamento e as ações de marketing.

Chat

Forma de bate-papo, geralmente dividido por temas ou assuntos de interesse. Para o marketing digital, chat é um instrumento que pode ser potencializado de várias maneiras, por exemplo, convidando uma personalidade ou especialista em determinado assunto para participar do papo.

Conversão

Realizar a ação que a empresa deseja que o usuário faça. Exemplos: preencher um formulário, efetuar uma compra, fazer um teste, etc.

Cookies

Arquivos simples inseridos no navegador do usuário quando ele visita um site. Esse arquivo tem informações básicas como IP, idioma, etc. Permite identificar o visitante e suas preferências em visitas futuras.

CPA

Custo por Aquisição. É uma forma de cobrança calculada em cima das conversões realizadas, e não dos cliques.

CPC

Custo por Clique. Forma de cobrança de serviços como anúncios pagos, no qual o pagamento é feito pelo número de cliques realizados.

CRM

Customer Relationship Management (Gerenciamento de relacionamento com clientes). Softwares de CRM oferecem soluções como organização e armazenamento de informações e controle de contatos.

CRO

Conversion Rate Optimization (Otimização de taxa de conversão). Estratégias de CRO são utilizadas para aumentar o percentual de visitantes que realiza as conversões desejadas no site da empresa.

CSS

Cascading Style Sheets. Linguagem de estilo utilizada para fazer a apresentação de páginas, como layout, cores, fontes, etc.

CTA

Call-to-Action – Comandos passados aos usuários para que eles realizem uma ação esperada pela empresa. Podem ser em formato de botões, banners ou textos com links.

CTR

Click Through Rate. Número de cliques dividido pelo número de visualizações de um anúncio exibido. É importante para avaliar o desempenho dos anúncios. Um anúncio com CTR baixo tem poucos cliques em relação a visualizações e custa mais caro, devendo ser otimizado.

D

Domínio

É o principal endereço de um site, a raiz de todas as suas páginas.

E

E-advertising (Contextual advertising)

A publicidade contextual é uma ferramenta de marketing que tem por objetivo integrar links dos anunciantes através de textos criativos para outras páginas web, com conteúdos relacionados, permitindo uma segmentação. Esta técnica é semelhante ao Search Engine Marketing (SEM), que utiliza motores de busca.

E-book

Livro eletrônico. Em marketing, é um material educativo sobre assuntos da área de atuação de uma empresa. São densos e exploram mais profundamente o tema proposto.

E-commerce

Comércio eletrônico. Loja virtual que possibilita transações comerciais feitas através de computadores, tablets e smartphones.

E-mail marketing

Toda comunicação via e-mail que acontece entre uma empresa e seus contatos ou clientes. Uma campanha de e-mail Marketing pode ser desenvolvida em texto ou HTML e conter produtos, promoções e conteúdos diversificados. O e-mail marketing é uma das ferramentas mais importantes de Marketing Digital atualmente. É uma das melhores formas de gerar relacionamento e engajamento com o público. Além disso, é o canal que possui o melhor ROI no marketing digital.

Edge Rank

Algoritmo do Facebook que determina a relevância de posts e quais aparecem no feed de notícias do usuário. É baseado em três fatores: afinidade, formato do post e o tempo que a postagem foi feita.

Extranet

Internet exclusiva utilizada entre cliente e fornecedor, sendo o principal canal de comunicação entre eles. Poderosa ferramenta de marketing, em que todo o conhecimento do business to business pode ser potencializado. A qualquer momento, o cliente pode requisitar qualquer serviço da empresa e obter um pronto atendimento. O site reconhece quem é o cliente e habilita as informações específicas para ele.

F

Formulário de conversão

Campos que o visitante preenche com o objetivo de ganhar uma oferta, um cadastro para newsletter, entrar em contato com a empresa, fazer parte de uma pesquisa, etc.

Funil de vendas

Representação em pirâmide invertida dos diversos estágios em que os potenciais clientes de uma empresa estão no processo de venda. É dividido em Topo de Funil (ToFu), Meio de Funil (MoFu) e Fundo de Funil (BoFu).

G

Geração de Leads

Converter os visitantes do site da empresa em Leads.

Growth Hacker

Cargo focado em aumentar rapidamente a aquisição de clientes. Envolve diferentes setores da empresa e trabalha com diversos canais e meios.

H

Hard bounce

É uma falha na entrega de emails por uma razão permanente, como um endereço de email que não existe.

Heading Tags

São recursos de programação em HTML usados para apresentar os títulos e sub-títulos de uma página. A tag H1 é um dos critérios analisados pelo Google para posicionar o seu site nos resultados de busca.

Hiperlink

É um conteúdo que pode ser clicado em uma página e leva para outra página, site ou outra parte da mesma página. Pode ser inserido em forma de texto, botão ou imagem.

HTML

HyperText Markup Language. É uma linguagem utilizada para programação de páginas na web.

I

Inbound Marketing

Novo marketing, é focado em atrair potenciais clientes, conquistar sua confiança e direcioná-los para o momento da venda. Utiliza as estratégias de marketing de conteúdo e meios digitais para atingir o seu público-alvo e construir um relacionamento com ele.

Intranet

Rede de comunicação interna de uma empresa, via Internet. Funciona como ferramenta de integração da organização, reforçando a infra-estrutura de comunicação. Permite a divulgação de informações diversas como notícias financeiras, troca de mensagens entre funcionários, clipping de jornais, novidades corporativas, qualquer conteúdo relacionado à rotina de trabalho.

Inside Sales

Ocorre quando o vendedor faz a venda de dentro do escritório via telefone, Skype e outros meios de comunicação. Não há encontro físico na negociação.

K

KPI

Key Performance Indicators. Indicadores que medem o progresso de suas ações para alcançar uma determinada meta.

L

Landing Page

Qualquer página que seja porta de entrada de um site. Em Marketing Digital, página criada com um propósito específico de conversão.

Layout

É o desenho de uma página. Depende da criatividade e do conteúdo, visando a melhor usabilidade possível para o usuário.

Lead Scoring

Algoritmo que determina uma pontuação para perfis e comportamentos de um Lead. Analisa se é um Lead é qualificado ou não.

Lead

Usuário que preencheu seus dados em um formulário de conversão e demonstrou interesse na empresa, produtos ou tema de mercado. Pode caminhar pelo Funil de vendas até que se torne um cliente.

Link Building

É o processo de conseguir links externos para um site com o objetivo de melhorar o posicionamento nas ferramentas de busca.

Links externos

São os links que direcionam para páginas fora de seu próprio domínio.

Links internos

São os links dentro de um site que direcionam para outras páginas do mesmo domínio.

Links Patrocinados

Anúncios pagos exibidos com destaque em páginas de resultados de uma busca ou em sites afiliados. O termo pode ser usado como sinônimo do Google Adwords.

M

Marketing de Conteúdo

Parte do Inbound Marketing, é focado na atração do interesse dos consumidores através da produção de conteúdo relevante para o público-alvo. Marketing de atração.

Marketing viral

Estratégia que permite multiplicar mensagens comerciais a um ritmo exponencial. É uma forma de material publicitário que produz uma maior divulgação de uma marca, serviço ou produto, através da mensagem passada. Esta ação de divulgação utiliza técnicas de marketing que recorrem a meios de comunicação como redes sociais e internet em geral para atingir seu objetivo.

Marketplace (digital ou e-commerce community)

Ponto de encontro de empresas para compra e venda de produtos ou serviços. A utilização de Marketplaces gera benefícios como cooperação, automatização e transparência. Proporciona conteúdos e serviços que permitem melhorar os processos de comercialização e qualidade.

Meta descrição (Meta description)

Breve descrição de uma página, que aparece nos resultados das buscas. Auxilia na atração de visitantes ao site, pois resume o conteúdo da página nos resultados dos buscadores.

Metadados

São os dados que indicam para as ferramentas de pesquisa o conteúdo de um site ou página.

Mobile

Celulares ou outros dispositivos móveis.

N

Nutrição de Leads

Envio de emails com informações sobre determinado evento, com o objetivo de aproximar o Lead do momento da compra.

O

Online product configurators

Aplicação incorporada ao site, que permite ao comprador personalizar o produto através de todas as opções disponíveis.

Online product verifiers

Sistema semelhante ao configurador online, focado em mostrar o produto em todas as possíveis perspectivas, de modo a possibilitar ao comprador uma experiência mais próxima do real.

Opt-in

Opção por receber informações via email ao inscrever seu endereço de email em um formulário de um site, dando permissão para entrarem em contato com o usuário.

P

Pagamento social

Modalidade em que o usuário faz uma postagem em uma mídia social em troca de uma oferta. Esta medida ajuda a disseminar o conteúdo mais rápido.

Page title

É o texto que aparece na aba do navegado ao abrir uma página. É um dos elementos mais importantes em SEO, por isso deve conter as palavras-chave mais importantes de cada página do site.

Pagerank

Algoritmo criado pelo Google para avaliar os sites em uma escala de 0 a 10. Reúne uma série de fatores de avaliação, como a estrutura do site, número de pageviews, taxa de rejeição, relevância do conteúdo, links etc.

Pageviews

São as visualizações de páginas de um site. Em uma visita, é possível ter mais de um pageview numa mesma página, isso vai depender de quantas vezes o usuário entrou nela.

Palavra-chave

Palavra que resume o tema principal de um texto. Os termos servem como base para realizar os esforços de otimização de uma página em SEO

Prova social (social proof)

No marketing, é o ato de aproveitar a aprovação de outras pessoas para transmitir credibilidade e empatia. Se uma página é muito curtida no Facebook, por exemplo, as pessoas podem achar a empresa mais relevante e confiável.

Q

Qualificação de Lead

Processo realizado para classificar quais Leads devem ser abordados pela equipe de vendas, quais ainda não estão no momento da compra e os que não têm perfil para se tornar um cliente.

R

Remarketing ou retargeting

Exibição de anúncios logo após a visita de um usuário a um site. Acontece devido a instalação de cookies no computador do usuário.

Rich Media Ads

Ferramenta de publicidade online com base na contratação de espaço comercial em mídia digital, com conteúdo enriquecido por vídeo streaming, técnicas de animação, softwares para download e jogos online.

ROI

Return on Investment. Relação entre o dinheiro ganho e o que foi investido em esforços de marketing.

S

Segmentação de Leads

Segmentação da base de contatos de acordo com um determinado critério. Estratégia utilizada para otimizar os resultados de ações de relacionamento como o envio de email marketing.

SEM

Search Engine Marketing. É um conjunto de estratégias de marketing com o objetivo de promover um site nas páginas de resultados dos buscadores, como Google, Yahoo, etc. É dividido entre SEO e anúncios em Links Patrocinados, como o Google Adwords.

SEO

Search Engine Optimization. É o conjunto de técnicas e métodos que têm como objetivo melhorar o posicionamento das páginas de um site em mecanismos de busca como o Google.

SERP

Search Engine Results Page. Página de resultados da ferramenta de busca.

T

Taxa de conversão

Porcentagem de visitantes que realiza a conversão desejada. Exemplo: se a taxa de conversão de uma Landing Page for 80%, quer dizer que 80 em cada 100 visitantes viraram Leads.

V

Visita

É um acesso a um site. Um visitante pode fazer mais de uma visita em um site, num intervalo maior do que 30 minutos.

Visitante

Usuário que opera ações no site durante uma sessão.

W

Web Analytics

Ação de medir, coletar, analisar e reportar os dados da Internet, com o objetivo de compreender e aumentar a usabilidade e melhorar os resultados das ações em um site e outros canais digitais.

Webinar

Conteúdo disponibilizado para o público em formato de vídeo. Pode ser uma aula, palestra, um debate, etc. Pode ser exibido ao vivo ou gravado.